domingo, 27 de março de 2011

Entrevista com Paula Pimenta!

Entramos em contato com a  super escritora Paula Pimenta, perguntando se ela responderia algumas perguntas, como uma forma de entrevista. A diva foi super educada, e aceitou. Aí vai a nossa entrevista com ela, Confiram:


 (Bia e Camila) 1- Paula, quando você resolveu virar escritora. Você teve influencia de algum lugar?

Escritora Paula Pimenta.
 (Paula Pimenta) Eu adorava estudar Português no colégio, sempre tirava boas notas nas redações… Na época do vestibular, resolvi fazer Jornalismo, para profissionalizar esse amor pela escrita. Mas logo no começo do curso, eu me decepcionei. Descobri que eu não queria relatar os fatos imparcialmente e, sim, colocar emoção nas linhas. Os meus professores, ao lerem as minhas matérias jornalísticas, perguntavam se eram crônicas. Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda. Mas foi com Fazendo Meu Filme que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são romances.


(Bia e Camila) 2- O que seus pais acharam disso? Eles te apoiaram?

(Paula Pimenta) Sim, sempre recebi muito apoio familiar! Meus pais curtem ter uma “filha escritora” e fazem a maior propaganda dos meus livros! Minha mãe sempre que pode viaja comigo para os eventos e meu pai divulga os livros e lançamentos até no consultório (ele é médico)!

 (Bia e Camila) 3- Sobre o seu livro: “Fazendo meu filme”, como você teve a idéia?

Livro Fazendo Meu Filme 3
(Paula Pimenta) Foi meio de repente... Em outubro de 2004, na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de começar um livro de duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio, elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o capítulo dois do livro). Quando comecei a escrever, eu nem tinha idéia do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para ficar com ele. As características dela, como a paixão por cinema, surgiram um pouco depois também.

(Bia e Camila) 4- A vida da Fani se baseia na sua?

(Paula Pimenta) Algumas partes de “Fazendo meu filme” eu tirei ideia da minha própria vida, mas apenas no começo. A partir de um momento do livro deixou de ser minha história para se transformar na da Fani.

(Bia e Camila) 5- Em “Fazendo meu filme 2”, o que levou você ter a idéia em que Fani (sua personagem), vai para a Inglaterra fazer um intercambio?

Fazendo Meu Filme 2
(Paula Pimenta) Eu fiz intercâmbio na adolescência, então usei parte da minha própria experiência para escrever a viagem da Fani. Porém, meu intercâmbio foi para os Estados Unidos. Eu quis mudar o país da viagem da Fani para que as pessoas não ficassem pensando que o livro era autobiográfico. Como eu também morei na Inglaterra por um ano, decidi que o intercâmbio da Fani iria ser lá, pois assim eu saberia descrever bem os lugares por onde a Fani iria passar.


(Bia e Camila) 6- É possível um “Fazendo meu filme 4”?

(Paula) Sim, já estou escrevendo, ele será o último livro da série. E o lançamento será no final do ano, provavelmente em outubro ou novembro.

 (Bia e Camila) 7-Ouvimos dizer que o livro pode virar filme. Isso é verdade? O que você sentiria se te dissessem que o seu próprio livro iria virar um filme?

Fazendo Meu Filme 1
(Paula Pimenta) Muita gente me pede para transformar os livros em filme, mas isso não depende só de mim. Por isso, no final do ano passado, pedi a ajuda dos leitores fazendo uma espécie de “abaixo assinado” (http://blogfazendomeufilme.blogspot.com/2010/12/fazendo-nosso-filme.html/). Recebi mais de 1000 assinaturas e agora o pessoal da minha editora está começando a entrar em contato com produtoras de cinema para ver a possibilidade de isso acontecer. Certamente eu ficarei eufórica se isso acontecer!

(Bia e Camila) 8- Você tem algum recado ou mensagem para as meninas que querem ser escritoras?

(Paula Pimenta) Meu conselho para quem quer se escritor é que tenha paciência e perseverança, pois começar é difícil, mas publicar um livro é muito gratificante! Mostre o livro para pessoas de confiança e escute as sugestões, reescreva os capítulos até que você os considere perfeitos. E, especialmente, não se deixem abater pelo primeiro “não” de alguma editora. Se publicar um livro é o seu sonho, não desista enquanto não conseguir!

Como Paula disse, já está começando a escrever "Fazendo meu filme 4", você não vai querer ficar de fora...Então corra para a livraria mais próxima, compre a série "Fazendo meu filme 1, 2 e 3" e se divirta com a história de Fani, uma garota que é capaz de largar tudo o que tem, para realizar seu sonho...

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei essa entrevistae... Bem que podia ter o fime logo-logo
Beijos

Postar um comentário